Avançar para o conteúdo

O Adventure Camp, é feito para iniciantes, amadores e profissionais da corrida de aventura, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos.

A corrida de aventura pode ser definida como um evento sem paradas obrigatórias, multi disciplinar, com a participação de equipes. Em alguns casos pode ser chamada de um expedição com horário limite. O objetivo da competição é ser a primeira equipe completa a cruzar a linha de chegada orientando-se com mapas e bússolas e praticando vários esportes. Normalmente as equipes devem ser mistas, formadas por competidores masculinos e femininos.

Os “clássicos”, que aparecem em praticamente todas as corridas de aventura, são trekking, mountain bike, canoagem, vertical e orientação.

Mas podendo variar com outras modalidades, como natação, bóia-cross ou aqua-ride que garantem adrenalina extra às competições. Na maioria das corridas, o ritmo é frenético: os aventureiros metem-se em atividades sem parar para dormir.

Outra regra é que a equipe tem que atravessar unida a linha de chegada. É uma estratégia para incentivar o espírito de grupo e tentar dar um pouco mais de segurança aos participantes. Afinal, o esgotamento físico é brutal.

A Corrida de Aventura é um esporte de endurence, que requer força e resistência, mas acima de tudo, é preciso ter maturidade para suportar as adversidades que uma prova dessa pode exigir.

O percurso leva os competidores através de locais remotos e selvagens onde devem ser auto-suficientes. Cada equipe deve ter uma boa estratégia para determinar a melhor rota, equipamento, comida e ritmo para vencer.

Ao longo do percurso são montados postos de controle (PC), que são locais de passagem obrigatória da equipe durante a corrida. Nestes PC’s os atletas registram sua passagem para confirmar que estão no caminho certo e para controle da organização sobre onde estão as equipes.

Em alguns postos de controle determinados pela organização, as equipes trocam de modalidade e nesse caso são chamados também de área de transição (AT). Nesses locais os atletas terão contato com sua equipe de apoio (caso seja permitido) ou suas caixas de reabastecimento e é onde podem trocar de equipamentos e roupas e se alimentar melhor.

 A idade para participação do Adventure Camp Kids, é de 06 (seis) a 11 (onze) anos completos até a data do evento.

O Adventure Camp Kids tem como objetivo iniciar a criança no universo da corrida de aventura, porém em caráter menos competitivo e mais recreativo. As crianças participam  de uma “grande expedição” envolvendo todas as modalidades da corrida de aventura.