Regulamento

:: 1. DEFINIÇÕES

Organizador

A responsabilidade legal de cada etapa é do Organizador da mesma. O Comitê (formado por integrantes do STAFF e competidores) será responsável pelas decisões do circuito como um todo.

 

  • Equipe

Os integrantes inscritos na Etapa devem estar cientes e de acordo com os termos do presente regulamento. Os integrantes da equipe inscrita serão os únicos autorizados a cumprirem as etapas do percurso definido pelo organizador, seja qual for à modalidade esportiva envolvida.

Cada equipe deverá se inscrever em uma das categorias abaixo e receberá somente a premiação referente a sua categoria!

 


QUARTETO – 50 Km

Categoria Mista Pró: 

– Percurso de no máximo 50km;

– É composta por 4 competidores, com pelo menos um do sexo oposto;

– São as equipes que não se inscreveram em nenhuma das outras categorias da prova – QUARTETO 50KM (Masculina Pró), DUPLAS 50 KM (Masculina Pró, Feminina Pró e Máster Pró), SOLO 50 KM (Feminina e Masculina) e DUPLAS 30 KM (Mista, Máster, Masculina e Feminina). E podem ter participado da Escola de Aventura Adventure Camp;

– No momento da inscrição devem colocar o nome da equipe e categoria QUARTETO 50 km – MISTA PRÓ;

– Terão um ranking específico;

– Concorrem a uma premiação, sendo quarteto mista pró.

 

Categoria Masculina Pró:

– Percurso de no máximo 50km;

– É composta por 4 competidores, sendo todos do sexo masculino.

– São as equipes que não se inscreveram em nenhuma das outras categorias da prova – QUARTETO 50KM (Mista Pró), DUPLAS 50 KM (Masculina Pró, Feminina Pró e Máster Pró), SOLO 50 KM (Feminina e Masculina) e DUPLAS 30 KM (Mista, Máster, Masculina e Feminina). E podem ter participado da Escola de Aventura Adventure Camp;

– No momento da inscrição devem colocar o nome da equipe e categoria QUARTETO 50 km – MASCULINA PRÓ;

– Terão um ranking específico;

– Concorrem a uma premiação, sendo quarteto masculina pró.

 


 

DUPLAS – 50 Km

Categoria Mista Pró:

– Percurso de no máximo 50km;

– É composta por 2 competidores, com pelo menos um do sexo oposto;

– São as equipes que não se inscreveram em nenhuma das outras categorias da prova – DUPLAS 50 KM (Masculina Pró, Feminina Pró e Máster Pró), SOLO 50 KM (Feminina e Masculina) e DUPLAS 30 KM (Mista, Máster, Masculina e Feminina).

– E podem ter participado da Escola de Aventura Adventure Camp;

– No momento da inscrição devem colocar o nome da equipe e categoria DUPLA 50 km – MISTA PRÓ;

– Terão um ranking específico;

– Concorrem a uma premiação, sendo mistas pró.

 

Categoria Masculina Pró:

– Percurso de no máximo 50km;

– É composta por 2 competidores, sendo ambos do sexo masculino;

– São as equipes que não se inscreveram em nenhuma das outras categorias da prova – DUPLAS 50 KM (Mista Pró, Feminina Pró e Máster Pró), SOLO 50 KM (Feminina e Masculina) e DUPLAS 30 KM (Mista, Máster, Masculina e Feminina).

– E podem ter participado da Escola de Aventura Adventure Camp;

– No momento da inscrição devem colocar o nome da equipe e categoria DUPLA 50 km – MASCULINA PRÓ;

– Terão um ranking específico;

– Concorrem a uma premiação, sendo masculina pró.

 

Categoria Feminina Pró:

– Percurso de no máximo 50km;

– É composta por 2 competidores, sendo ambos do sexo feminino;

– São as equipes que não se inscreveram em nenhuma das outras categorias da prova – DUPLAS 50 KM (Mista Pró, Masculina Pró e Máster Pró), SOLO 50 KM (Feminina e Masculina) e DUPLAS 30 KM (Mista, Máster, Masculina e Feminina).

– E podem ter participado da Escola de Aventura Adventure Camp;

– No momento da inscrição devem colocar o nome da equipe e categoria DUPLA 50 km – FEMININA PRÓ;

– Terão um ranking específico;

– Concorrem a uma premiação, sendo feminina pró.

 

Categoria Master Pró:

– Percurso de no máximo 50km;

– É composta por 2 competidores, com pelo menos um do sexo oposto, onde a soma das idades de seus participantes é igual ou superior a 80 anos;

– São as equipes que não se inscreveram em nenhuma das outras categorias da prova – DUPLAS 50 KM (Mista Pró, Feminina Pró e Masculina Pró), SOLO 50 KM (Feminina e Masculina) e DUPLAS 30 KM (Mista, Máster, Masculina e Feminina).

– E podem ter participado da Escola de Aventura Adventure Camp;

– No momento da inscrição devem colocar o nome da equipe e categoria DUPLA 50 km – MASTER PRÓ;

– Terão um ranking específico;

– Concorrem a uma premiação, sendo master pró.

 


SOLO – 50 Km

Categoria Masculina Pró:

– Percurso de no máximo 50km;

– É composta 1 competidor, sendo do sexo masculino;

– São as equipes que não se inscreveram em nenhuma das outras categorias da prova – SOLO 50 KM (Feminina) , DUPLAS 50 KM (Mista Pró, Masculina Pró, Feminina Pró e Máster Pró) e DUPLAS 30 KM (Mista, Máster, Masculina e Feminina).

– E podem ter participado da Escola de Aventura Adventure Camp;

– No momento da inscrição devem colocar o nome da equipe e categoria SOLO 50 km – MASCULINA PRO;

– Terão um ranking específico;

– Concorrem a uma premiação, sendo masculina pró.

 

Categoria Feminina Pró:

– Percurso de no máximo 50km;

– É composta 1 competidor, sendo do sexo feminino;

– São as equipes que não se inscreveram em nenhuma das outras categorias da prova – SOLO 50 KM (Masculina), DUPLAS 50 KM (Mista Pró, Masculina Pró, Feminina Pró e Máster Pró) e DUPLAS 30 KM (Mista, Máster, Masculina e Feminina).

– E podem ter participado da Escola de Aventura Adventure Camp;

– No momento da inscrição devem colocar o nome da equipe e categoria SOLO 50 km – FEMININA PRO;

– Terão um ranking específico;

– Concorrem a uma premiação, sendo feminina pró.

 


DUPLAS – 30 Km

Categoria Mista:

– Percurso de no máximo 30km;

– É composta por 2 competidores, com pelo menos um do sexo oposto;

– São as equipes que não se inscreveram em nenhuma das outras categorias da prova – DUPLAS 30 KM (Máster, Masculina e Feminina), DUPLAS 50 KM (Mista Pró, Masculina Pró, Feminina Pró e Máster Pró) e SOLO 50 KM (Feminina e Masculina).

– E podem ter participado da Escola de Aventura Adventure Camp;

– No momento da inscrição devem colocar o nome da equipe e categoria DUPLA 30 km – MISTA;

– Terão um ranking específico;

– Concorrem a uma premiação, sendo mistas.

 

Categoria Máster:

– Percurso de no máximo 30km;

– É composta por 2 competidores, com pelo menos um do sexo oposto, onde a soma das idades de seus participantes é igual ou superior a 80 anos;

– São as equipes que não se inscreveram em nenhuma das outras categorias da prova – DUPLAS 30 KM (Mista, Masculina e Feminina), DUPLAS 50 KM (Mista Pró, Masculina Pró, Feminina Pró e Máster Pró) e SOLO 50 KM (Feminina e Masculina).

– E podem ter participado da Escola de Aventura Adventure Camp;

– No momento da inscrição devem colocar o nome da equipe e categoria DUPLA 30 km – MÁSTER;

– Terão um ranking específico.

– Concorrem a uma premiação, sendo máster.

 

Categoria Masculina:

– Percurso de no máximo 30km;

– É composta por 2 competidores, sendo ambos do sexo masculino.;

– São as equipes que não se inscreveram em nenhuma das outras categorias da prova – DUPLAS 30 KM (Máster, Mista e Feminina), DUPLAS 50 KM (Mista Pró, Masculina Pró, Feminina Pró e Máster Pró) e SOLO 50 KM (Feminina e Masculina).

– E podem ter participado da Escola de Aventura Adventure Camp;

– No momento da inscrição devem colocar o nome da equipe e categoria DUPLA 30 km – MASCULINA;

– Terão um ranking específico;

– Concorrem a uma premiação, sendo masculina.

 

Categoria Feminina:

– Percurso de no máximo 30km;

– É composta por 2 competidores, sendo ambos do sexo feminino;

– São as equipes que não se inscreveram em nenhuma das outras categorias da prova – DUPLAS 30 KM (Máster, Masculina e Mista), DUPLAS 50 KM (Mista Pró, Masculina Pró, Feminina Pró e Máster Pró) e SOLO 50 KM (Feminina e Masculina).

– E podem ter participado da Escola de Aventura Adventure Camp;

– No momento da inscrição devem colocar o nome da equipe e categoria DUPLA 30 km – FEMININA;

– Terão um ranking específico;

– Concorrem a uma premiação, sendo feminina.

 

Categoria Kids:

Para crianças de 06 a 11 anos, o Adventure Camp Kids tem como objetivo iniciar a criança no universo da corrida de aventura, porém em caráter menos competitivo e mais recreativo. Os Kids participam das aulas teóricas e práticas no sábado e de uma “grande expedição” no domingo do evento.

 

1.3  Posto de Controle (PC)

Postos de Controle são bases situadas ao longo do percurso da prova, que devem ser alcançadas na ordem numérica determinada pela organização e são de passagem obrigatórias para todas as Equipes. Neles, as Equipes confirmarão a hora de sua chegada e saída junto ao fiscal do PC. Para que seja válida a passagem pelo PC o capitão deve assinar a Planilha do PC. Na falta de uma das assinaturas, a equipe será desclassificada ou será punida, salvo dos PC’s que a organização isenta a assinatura. É de responsabilidade da Equipe lembrar de assinar a planilha. As Equipes não poderão utilizar a infra-estrutura do PC (água, alimentos e outros), exceto quando o fiscal do PC permitir, se julgar que há risco à integridade mental e física de qualquer participante.

Os atletas que competem oficialmente, com numeração, e dentro do evento, podem se ajudar, trocando equipamentos, bicicletas, remos e itens que ajudem na conclusão da etapa em questão.

É proibido qualquer tipo de apoio externo, seja ele motivacional, informativo, físico. Qualquer equipe que for surpreendida recebendo algum tipo de apoio será desclassificada!

É permitido torcer por sua equipe nos locais determinados pela organização.

 

1.4  Área de Transição (AT)

Áreas de Transição são PC’s onde acontece a troca de uma modalidade esportiva para outra. Por exemplo, de Mountain Bike para Trekking.

 

1.5  Imprensa

Pessoas autorizadas a registrar imagens da prova (em foto ou vídeo) e entrevistar as pessoas envolvidas. Deverão seguir a orientação da organização no que se refere aos locais de acesso permitido.

Todos integrantes da imprensa devem se cadastrar previamente ao evento, até 24 horas antes, e andar uniformizado nos dias do evento com a camiseta oficial para fácil identificação da organização.

 

1.6  Fiscal do Posto de Controle – PC’s

São as pessoas responsáveis por registrar a passagem da Equipe pelo Posto de Controle. São também responsáveis pelo registro de qualquer irregularidade dentro da equipe: falta de um integrante, falta de algum equipamento obrigatório e distância entre competidores. Em qualquer dos casos o fiscal irá anotar o ocorrido e a penalidade cabível será aplicada no final da corrida ou no próximo PC

 


:: 2CUMPRIMENTO DAS REGRAS

  • A Etapa corrente oferece aos participantes a chance de passarem por locais onde a natureza é preservada e o acesso restrito. É de suma importância que as Equipes mantenham os locais por onde passarem, da mesma maneira que os encontraram. A única intervenção permitida no meio ambiente da prova é visando sua melhoria, ou seja, caso alguma Equipe encontre lixo por onde passar deverá recolhê-lo e depositá-lo em local apropriado. Esta atitude também cabe aos organizadores, imprensa, fiscais e público.
  • Todas as pessoas que desejarem participar da Etapa corrente (Equipes, Imprensa e Fiscais), devem aceitar os termos deste regulamento e segui-los. A organização não aceitará de maneira alguma atitudes anti-esportivas e de desrespeito aos adversários ou a moradores locais. As punições serão rigorosas e inquestionáveis.
  • Os organizadores isentam-se de quaisquer responsabilidades sobre conseqüências do descumprimento de qualquer item deste documento pelos participantes.

:: 3. EQUIPAMENTOS

Cada Equipe deverá estar de posse dos equipamentos abaixo, nos trechos indicados e devem estar preparadas para apresentá-los aos Fiscais de PC, a qualquer momento.

Lembrando que a lista abaixo é geral e que disponibilizaremos no site uma outra lista específica para cada etapa!

 

3.1  Equipamentos Obrigatórios por equipe (durante todo o percurso):

  • 1 Kit de Primeiros-Socorros – veja a lista a seguir
  • Bússolas (quartetos e dupla)/ 1 Bússola (solo)
  • Apitos (quarteto) / 2 Apitos (dupla)/ 1 Apito (solo)
  • 1 Mapa do trecho em andamento (fornecido pela organização)
  • Lanternas com pilhas reserva (quarteto) / 2 Lanternas com pilhas reservas (dupla)/ 1 Lanterna com pilhas reservas (solo)
  • 1 Aparelho Celular lacrado para a equipe
  • Cobertores de Emergência (quarteto) / 2 Cobertores de Emergência (dupla)/ 1 Cobertor de Emergência (solo)
  • lâmpadas estroboscópicas vermelhas (quarteto) / 2 lâmpadas estroboscópicas vermelhas (dupla)/ 1 lâmpada estroboscópica vermelha (solo)
  • As luzes estroboscópicas vermelhas são equipamentos obrigatórios e deverão estar afixadas nas bikes!

 

  • Equipamento Individual Obrigatório para Mountain Bike:
  • Mountain Bike (em boas condições de uso)
  • Capacete
  • Luvas 9(fortemente sugerida mas não obrigatória)
  • Lâmpada estroboscópica vermelha

 

3.3  Equipamento Individual Obrigatório para Técnicas Verticais (podem variar dependendo da etapa):

Na 1ª Etapa Brotas – 01 e 02 de Julho, a organização fornecerá todos os equipamentos de técnica verticais para o percurso 50Km (quartetos, duplas e solos). O percurso de 30Km (duplas) não terá essa modalidade.

  • Cadeirinha
  • 2 cordins (um para nó de Prussik e outro para auto-regate) de 60 a 80 cm
  • 3 mosquetões com rosca
  • 1 par de luvas
  • 2 auto-seguro (solteira) de 80cm cada
  • 1 ATC ou freio oito
  • Saco para guardar equipamentos identificado com nome e número da equipe (se for o caso)
  • Capacete (pode ser o de MTB )

Obs.: Qualquer equipamento de técnicas verticais, que o organizador julgar não estar dentro das normas de segurança, poderá ser recusado. Em caso de dúvida entre em contato com a organização. Os principais órgãos que homologam os equipamentos são CE e UIAA. Estes são certamente aceitos.

Obs.2: As equipes da Escola de Aventura usarão os equipamentos da organização.

 

 

3.4  Equipamento Individual Obrigatório para as Travessias de Rios e Lagoas:

  • Colete salva-vidas – Flutuabilidade PFD 4. O colete salva-vidas deve ser utilizado embaixo da camiseta oficial do evento. O não cumprimento desta regra acarretará em penalização de 10% (dez por cento) no tempo final de prova.
  • Apito fixado no colete (será o instrumento principal para chamar o resgate na travessia)

Caso alguma equipe atravesse lagos ou rios, nadando, sem coletes, a mesma será desclassificada.

 

  • Equipamento Individual Obrigatório para Canoagem:
  •  Colete Salva-vidas – O colete salva-vidas deve ser utilizado embaixo da camiseta oficial do evento. O não cumprimento desta regra acarretará em penalização de 10% (dez por cento) no tempo final de prova.
  • Apito fixado no colete
  • Remos próprios ou os da organização
  • Capacete (pode ser de Montain Bike)

OBS: A organização fornece colete salva-vidas no sábado e no domingo às pessoas que participarem da Escola de Aventura (sábado).

 

3.6  Kit de Primeiro-Socorros

  • 3 comprimidos de anti-histamínico / antialérgico
  • 3 comprimidos de anti-inflamatório
  • 3 comprimidos de analgésico
  • 2 pacotes de gaze
  • 1 rolo de esparadrapo
  • 2 pares de Luvas de látex
  • Bandagem
  • Aquatabs, Hidrosteril ou Iodo

Fica a critério de cada participante a complementação da lista dos equipamentos de primeiros socorros.

 

3.7  Equipamentos PROIBIDOS:

  • Armas (qualquer outra faca que não seja a obrigatória);
  • Qualquer outro meio de transporte, que não seja o especificado pela organização;
  • GPS e qualquer outro equipamento de orientação eletrônica;
  • Fica permitido o uso de relógios com bússola e altímetro;
  • Qualquer equipamento de comunicação.

 

3.8  Equipamentos fornecidos pela organização:

  •  Mapas
  • Ducks
  • Remos
  • Cordas para a seção de Técnicas Verticais

 

3.9 Falta de Equipamentos:

Caso as Equipes tenham dificuldades para conseguir qualquer equipamento, deverão entrar em contato com a organização com antecedência, pois esta ajudará na solução do problema. Nenhuma Equipe deverá desistir de participar da prova por falta de equipamentos, sem antes consultar os organizadores.

 

3.10 Alimentação e Logística:

As equipes deverão ser totalmente auto-suficientes e serão elas mesmas responsáveis pela comida e bebida de seus integrantes durante toda a duração da prova. Aconselhamos a todos levarem dinheiro.

É proibido qualquer tipo de apoio, seja ele motivacional, informativo, físico. Qualquer equipe que for surpreendida recebendo algum tipo de apoio será desclassificada!

 


:: 4. SEGURANÇA

 

4.1  Procedimento em caso de perigo:

Não há grandes distâncias entre os Postos de Controle da prova, por isso em caso de emergência um membro da equipe deverá se deslocar até o PC (Posto de Controle) mais próximo e acionar o resgate. Os demais membros deverão ficar com o membro ferido e executar os procedimentos de primeiros socorros.

Ainda em caso de emergência, as equipes também devem chamar a atenção dos veículos oficiais da prova que OCASIONALMENTE estarão passando por PARTES do percurso. Lembramos que devido ao isolamento de algumas áreas da prova é impossível o trânsito de veículos.

O modo mais eficaz para atrair a atenção durante a noite é com a luz estroboscópica e com o apito.

Lembre-se: o resgate ou a assistência é extremamente difícil e perigoso e só deve ser acionado em casos de real necessidade.

Em caso de impossibilidade de resgate imediato à noite, os participantes, cientes da ocorrência deverão se agrupar e aguardar até a luz do dia para a assistência.

 

4.2  Pessoas em perigo

Cada participante é responsável por ajudar outro em CASO DE PERIGO, independente da equipe que pertença. A omissão de socorro implicará na desclassificação da competição e responsabilidade legal.

A organização julgará o tempo perdido no SOCORRO a algum atleta e poderá beneficiar a equipe que prestou socorro no tempo final de prova!

 

4.3  Condições climáticas

Certas condições climáticas obrigarão os organizadores a cancelar o cumprimento de determinadas etapas por motivos de segurança. O cancelamento poderá ocorrer mesmo antes do final da etapa em desenvolvimento e mesmo que alguma das equipes competidoras já a tenha concluído. No caso de cancelamento de uma etapa, a organização decidirá se os resultados serão pertinentes ao Raking final. Os organizadores determinarão quais percursos poderão ser iniciados ou concluídos quando houver perigo à vida dos competidores por causa das condições climáticas.

 


:: 5. SEGURO

 5.1  Abrangências

 

Todos os participantes receberão da organização a oportunidade de fazer seguro de vida e médico. As abrangências do seguro serão fornecidas pela empresa contratada para prestação deste serviço.

 

5.2  Serviços médicos hospitalares

Qualquer participante que, durante a prova, necessite de cuidados médicos em hospital, será transportado até o mais próximo. Devido à política brasileira de saúde, deverá ser paga pelo próprio ferido ou membro da sua equipe, a conta do hospital antes da data de alta do paciente. Para isto será utilizado o cartão de crédito da Equipe.

 

5.3  Atestado Médico

Todo participante do Adventure Camp deverá apresentar um atestado médico comprovando sua atual capacidade física de participar do evento, zelando pela própria saúde e bem-estar. Caso este não o apresente, deverá assinar termo comprobatório de isenção do mesmo, assumindo TODOS os riscos pessoais ocorridos durante a prática das atividades físicas.

 


:: 6. A PROVA

6.1  Tempo/ cortes

Os organizadores manterão a cronometragem oficial para a prova. O período de tempo válido para o ranking inicia-se quando da partida e finaliza-se no horário definido pela organização como término. Cortes nas etapas serão estabelecidos às equipes que não tiverem cumprido etapas anteriores dentro do tempo máximo previsto. Estes cortes se aplicarão em determinados Postos de Controle, suprimindo etapas inteiras, avançando-se para outra ou não. Cortes adicionais poderão ser estabelecidos durante a prova pela organização, casos se façam necessários. O não cumprimento de qualquer etapa dentro do tempo máximo estipulado pelo organizador constitui em desclassificação.

 

6.2  Ranking

A colocação das equipes inscritas é proporcional ao tempo para o cumprimento de todas as etapas juntas. Assim, vencerá a equipe que passar por todos os PC’s, e cruzar a linha de chegada com todos seus integrantes em primeiro lugar. Vale lembrar que existem penalizações para o não cumprimento das regras que acarretam em acréscimo ao tempo final de prova, podendo alterar a colocação de equipes penalizadas.

No caso excepcional de nenhuma Equipe chegar ao final da competição à classificação das equipes será feita pelo maior número de PC’s consecutivos que a equipe passou no menor tempo.

 

6.3  Como funcionam os Postos de Controle (PC)

O controle das Equipes será feito pela assinatura nas planilhas dos PC’s.

Os PC’s deverão ser alcançados conforme a seqüência definida pelo organizador.

Todos os competidores devem entrar e sair juntos dos postos de controle, o registro só será feito após todos os membros se apresentarem ao Fiscal.

É proibido qualquer tipo de apoio, seja ele motivacional, informativo, físico. Qualquer equipe que for surpreendida recebendo algum tipo de apoio será desclassificada!

 

6.4  Alteração no percurso

A organização da prova tem o direito de alterar o percurso da prova a qualquer tempo e conforme seu critério, sem aviso prévio, por questões de segurança.

  • Inscrição

A Equipe só será considerada inscrita na Etapa se entregar todos os documentos solicitados abaixo, devidamente assinados e preenchidos e após pagar a taxa de inscrição.

Os documentos a serem entregues são: Ficha de Inscrição, Ficha Médica e Termo de Responsabilidade.

A Organização se reserva no direito de recusar a inscrição de qualquer equipe que venha comprometer a integridade e segurança do evento.

  • Política de Desistência

Em caso de desistência até 10 dias antes, a equipe terá crédito de 70% da taxa de inscrição para a etapa seguinte. Em caso de desistência em menos de 9 dias da prova, não haverá crédito da inscrição para a próxima etapa. Toda desistência e pedido de devolução da taxa deverão ser endereçados aos organizadores através de e-mail, para inscricao@adventurecamp.com.br, justificando a desistência. A data de registro será usada como prova para todos os fins legais.

Não efetuamos a devolução da taxa de inscrição.

  • Mapas

As cartas topográficas (mapas) foram adquiridas junto ao IBGE e uma vez que estas foram feitas na década de 70, os organizadores eximem-se de qualquer responsabilidade do que quer que ocorra em virtude da desconformidade entre o que existe na área considerada e o registrado nas referidas cartas topográficas. As marcas humanas são menos confiáveis do que as topográficas. Vale lembrar que a Organização busca atualizar algumas estradas e trilhas que julga poderem auxiliar a navegação das equipes durante a prova.

  • Cancelamento da Prova

Os organizadores se reservam ao direito de cancelar a prova a qualquer momento sem ônus para a mesma, por motivos de segurança. Neste caso, será marcada uma nova data.

 

6.8  Uniforme

A organização fornecerá a cada competidor camisetas que deverão ser utilizadas durante todo o percurso da prova. Elas deverão estar sempre visíveis.

O colete salva-vidas poderá ser utilizado embaixo ou em cima da camiseta oficial do evento, conforme a instrução da organização. O não cumprimento desta regra acarretará em penalização de 10% (dez por cento) no tempo final de prova.

É proibido o uso de mochilas que tapam as logomarcas dos patrocinadores.

 


:: 7. A EQUIPE

7.1    É permitida alteração na formação da equipe, até 12 horas antes da largada. Qualquer mudança, sem autorização da organização resultará na desclassificação da equipe.

  • Cada participante é responsável pelo seu equipamento durante toda a prova. O participante deve ser capaz de julgar se inicia a prova. Tendo-o feito, deve sempre avaliar se convém continuar a competir. A organização se reserva o direito de, após avaliação médica, impedir um competidor inscrito de iniciar ou prosseguir na prova.
  • Todos os competidores deverão ter, no mínimo, 16 anos completos. Caso não tenham, devem estar acompanhados de um maior responsável e de uma autorização escrita formal para a participação do mesmo.

:: 8. PATROCINADORES E DIREITO DE IMAGEM

O logotipo dos patrocinadores das equipes poderá ser fixado na camiseta oficial da prova. Qualquer espaço, além do já utilizado pela organização é autorizado para outros patrocinadores. O competidor não poderá sobrepor um patrocinador pessoal ao patrocinador da Organização da prova.

8.1 Todos os competidores, assistentes, amigos e familiares estão incondicionalmente aceitando e concordando em serem divulgados através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas e televisão e suas imagens e entrevistas para uso informativo, promocional ou publicitário relativos à prova, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, patrocinadores ou meios de comunicação.

8.2 Filmes e fotografias relativas à Etapa têm o direito reservado aos Organizadores. Qualquer forma de divulgação ou interesse em destinar um profissional para a cobertura do evento estará sujeita à aprovação dos organizadores da prova por escrito.

8.3 Todo participante do evento autoriza a captação de imagens e uso promocionais, realizadas em solo e com Drones imagens aéreas.

 


:: 9. APELAÇÃO

9.1 Todas as apelações deverão ser feitas à Organização por escrito.

 

9.2 A apelação poderá ser feita aos seguintes membros da organização da prova: Maisa Susi Bertanha ou Valdir Pavão; permitindo que sejam impostas as punições caso sejam procedentes.

  • Todas as apelações serão julgadas por uma comissão composta pelo Diretor da prova e por mais três integrantes da comissão. Casos que necessitem decisões imediatas poderão ser resolvidos por apenas um membro da organização, mas podem ser modificados posteriormente pela comissão.

 


:: 10. PÚBLICO e IMPRENSA

10.1   Os jornalistas deverão usar identificação fornecida pela organização da prova e são proibidos de auxiliar os competidores. A ajuda ilegal acarretará na penalização da equipe e multa aos infratores.

10.2   Não será permitida a ajuda às equipes por amigos ou familiares durante a competição, assim como o uso de locais ou guias para o acompanhamento no percurso, constatada deverá ser punido com desclassificação da etapa. Se isto ocorrer, haverá a penalização da equipe e multa aos infratores.

10.3   Será permitido o uso de câmeras pela equipe, mas a comercialização da imagem em mídia tem seus direitos reservados aos organizadores do evento.

 


:: 11. REGRAS E PUNIÇÕES

  • Nenhuma pessoa envolvida na prova poderá fazer fogueiras durante a realização da mesma. Também não será permitido o corte de árvores, arbustos, ou outra vegetação para quaisquer fins. A preservação da natureza e sua melhoria devem ser uma meta maior do que qualquer resultado nesta prova. A punição será a desclassificação.
  • É proibido jogar lixo de qualquer espécie na mata ou em áreas públicas, principalmente embalagens de alimentação, detritos industrializados e não degradáveis. É obrigação de todos os participantes da prova recolher o lixo que encontrarem pelo caminho, mesmo sendo ele de outra equipe ou de outra origem.
  • Em algumas etapas as bicicletas percorrerão ruas pavimentadas, neste caso, siga as regras de trânsito. Punição de 1 hora.
  • Em locais onde não houver sanitários, os dejetos (fezes) deverão ser enterrados e todos os materiais utilizados na higiene deverão ser levados consigo e depositados em locais apropriados. Atentem para fazer as necessidades a no mínimo 50 metros de qualquer rio, mar, lago ou fonte de água. Punição de 1 hora.
  • Qualquer equipe que estiver incompleta, em algum trecho da competição, será desclassificada e excluída do ranking.
  • A equipe em que um participante desistir, será desclassificada. Caso os outros membros da Equipe desejem continuar, poderão fazê-lo com autorização da organização.

Se os membros da Equipe se distanciarem mais do que 100m, comprometendo a segurança da equipe e do evento, esta será punida com uma hora no tempo final do evento. Se a equipe se separar por motivos excepcionais, os organizadores decidirão a possibilidade de reunir a mesma e permitir o seu prosseguimento.

  • O uso de meios de transporte não autorizados pela organização resulta em desclassificação.
  • A desobediência da Equipe quanto ao local e tamanho do logotipo permitido para seus patrocinadores, levará esta a permanecer na linha de partida e a cada PC subseqüente, até que o problema seja corrigido.
  • Documentação falsa de um competidor ou troca de um integrante durante a competição, levará a desclassificação da equipe.
  • É obrigatória a posse de todos os Equipamentos Obrigatórios listados no item 3 deste regulamento. Caso seja verificada a falta de algum dos equipamentos a punição poderá variar. A definição da punição será feita pelo diretor de prova.
  • Qualquer operação de resgate executada pela organização levará a desclassificação da equipe resgatada.
  • Os organizadores não serão responsabilizados por atos ou comportamento dos participantes que venham a infringir as Leis do Município, Estado e/ou País visitado, sejam vós intencionais ou mesmo por desconhecimento.
  • O uso de qualquer equipamento proibido, mencionado no item 3 deste regulamento, resultará em desclassificação e na impossibilidade da Equipe participar das provas do Circuito por um ano.
  • As equipes que desistem da prova são OBRIGADAS a avisar a organização (um dos Pc’s) de sua desistência assim que ela ocorrer. Caso contrário será acionado resgate e o valor de R$ 1.000,00 será cobrado como multa.
  • O uso de mapas que não tenham sido fornecidos pela organização, durante o decorrer da prova, resultará em desclassificação.
  • Poderá haver desclassificação ou punição de qualquer equipe após a competição, depois de serem analisados video-tapes, fotografias ou depoimentos escritos de, no mínimo 3 equipes competidoras, comprovando o não cumprimento das regras.
  • Em parceria com a Federação Paulista de Corrida de Aventura, teremos uma checagem de equipamentos durante todo o percurso, com fiscais. Além disso, sortearemos 20 equipes para uma checagem na chegada da prova!
    Caso a equipe não esteja em posse dos equipamentos, terá 30 minutos acrescidos em seu tempo final de prova.
    Essa checagem faz parte de uma ação da Adventure Camp e da Federação Paulista de Corrida de Aventura para maior segurança de todos os competidores!

Nota: Todos os participantes devem conhecer os procedimentos de emergência e primeiros socorros ao se depararem com animais perigosos ou desconhecidos. Em caso de ataques, mordidas ou picadas de animais peçonhentos, acidentes e situações de risco de vida, os competidores envolvidos são obrigados a seguirem as regras de segurança, acionar o resgate e procurar socorro.

 


:: 12. PREMIAÇÃO

12.1 Os vencedores ganharão troféus, produtos e kits de patrocinadores e apoiadores.

 


:: 13. Casos omissos ou não regulamentados e citados neste regulamento serão resolvidos pelo diretor de prova, sendo inquestionável sua decisão.

 


Adventure Camp

Rua José Piragibe, 185 | Vila Indiana | Tel: (11) 3721-5654

São Paulo, 13 de Março de 2017.